sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sinais que a WorkInside identifica para o mundo da mídia social no ano de 2010.

Novas tecnologias de busca com resultados gráficos que podem ser integrados com ferramentas de comunicação social.
Em 2009 tivemos um crescimento exponencial dos meios de comunicação social, novas tecnologias foram lançadas como o projeto de Zaiqing Nie, de Pequim, que mostrou um aplicativo capaz de mostrar em forma gráfica os resultados de uma busca. Na demonstração o desenvolvedor mostrou as pessoas conectadas a Steve Ballmer, CEO da Microsoft.
Sobre o Twitter, de acordo com a Nielsen Online, o Twitter cresceu 1.382% de fevereiro de 2008 a fevereiro de 2009 apresentando com um aumento contínuo devendo ter um crescimento ainda maior para o ano de 2010. O Facebook continuou a ultrapassar o MySpace e o Orkut inicia uma campanha para acordar seus usuários adormecidos inserindo a idéia de exclusividade, onde apenas quem tem convite entra para a nova versão.

Mídia social vai ficar ainda mais popular, mais móvel, e mais "exclusiva".
A alta movimentação dos meios de comunicações sociais buscando cada vez mais o mundo mobile, torna o mundo móvel mais interativo e cada vez mais integrado.
Abre-se novas oportunidades de negócios, o mundo dos usuários móveis ainda é carente. Os usuários móveis tem muitas de suas necessidades supridas apenas no modo "com-fio", criar ferramentas melhores e meios mais eficazes que possibilitem a estes usuários terem o mesmo "prazer do modo com-fio" ao interagir com o mundo social é o que veremos em 2010.
Aplicativos para smartphones, ou smartphones integrados a nuvens computacionais e integrados com as redes sociais não é novidade, mas existe muito a ser melhorado, interface de comunicação e os meios que estes aparelhos trazem as redes para seus usuários ainda é precário e muitas vezes caro. Veja o movimento 3G e me diga quanto mais usuários móveis vão querer ter o acesso a sua rede de comunicação social? Aparelhos mais acessíveis ($$$) vão ser bem vindos com o aumento de usuário 3G.

Anexos ao post informando tags com relevância ao conteúdo postado, filtros das tags e dados de relevância a rede social.
A workInside iniciou o desenvolvimento de sua ferramenta de comunicação social própria baseada no modelo yammer, nesta ferramenta teremos como diferencial o ranqueamento dos posts dos usuários, todo processo de ranqueamento e efetuado pelos seguidores ou amigos conectados a entidade geradora da informação.
O que isso tem de mais? Informação anexa a conteúdo entrega aos usuários da ferramenta de comunicação social a possibilidade criar seus próprios filtros como: Liberado para menores, Spam, Conteúdo Relevante ou como um post merecedor de um "Re-Post". Estes filtros podem ser re-utilizados pelos seguidores ou amigos conectados a quem o criou.
Esta simples informações anexa ao post pode servir aos utilizadores de smartphones como indicadores, tags ou filtros, possibilitando a triagem de conteúdo disponibilizado no visor do aparelho e aumentando o "prazer" em utilizar a ferramenta de comunicação na plataforma móvel.
Também pode ser utilizado como um filtro para as crianças, que também são utilizadoras destas ferramentas de comunicação social, criando mais oportunidade de negócios, pois se é seguro entregar uma ferramenta móvel com acesso a uma rede social a uma criança, é fato que as vendas de presentes nesta categoria aumentarão muito. Lembrando que 60% das compras foram ou partiram do desejo de uma criança na maioria das famílias, seja aqui no brasil ou fora.

Agrupamento e especialização das redes mostrando um lado "não tão social".
Nas ferramentas de comunicação social, o que vemos é menos social, mais grupos, listas e redes de nicho cada vez mais populares. Inicia-se passos para identificar e tornar seus integrantes exclusivos, porem não excluindo novos usuários, deixando as portas abertas para novos interessados.
Notícias integradas com as ferramentas sociais gerando mais e mais feeds, filtros baseados no conteúdo, conteúdo com relevância dada pelos integrantes das redes podem se tornar mais comuns.

Corporações lançam olhares a estas ferramentas e buscam dimensionar suas atividades no mundo da comunicação.
Salvo alguns casos específicos, ainda é relativamente pequena a utilização de ferramentas como twitter, orkut e facebook pelas grandes empresas, além do marketing one-off ou iniciativas de comunicação.
Com o aumento da utilização das ferramentas de comunicação social pelas corporações a administração dos colaboradores internos, os empregados, poderá ser executada através de um sistema personalizado construído para manter o controle de quem participa, como no caso da ferramenta de comunicação que a WorkInside está desenvolvendo, a corporação pode até abandonar o uso do e-mail onde a ferramenta suprirá as necessidades de comunicação internas e externas.

Recompensando o ego de seus colaboradores seus resultados podem ser melhorados e as ferramentas de comunicação social podem executar o papel do meio propulsor.
Recompense o usuário e ganhe maior participação dele nos resultados, novas tecnologias estão ai para serem experimentadas. Inserir uma rede social empresarial integrada com o workflow interno, lembrando todos os "amigos-colaboradores" conectados ao usuário que tal colaborador está um passo-a-frente. Incentivará a atividade dentro das redes internas ou externas, aumentando a competição amigável no ambiente de trabalho.

Políticas de uso destas ferramentas nas corporações será cada vez mais necessária e integrar interno com o externo pode ser uma boa saída.
Como cerca de 70 por cento das organizações proíbem redes sociais e, simultaneamente, com as vendas de smartphones em ascensão, é provável que os colaboradores internos procurarão para alimentar seus vícios de mídia social meios de acesso através de seus dispositivos móveis. A hora de fumar um cigarrinho ou tomar um café poderia se transformar em "quebra de mídia social, ou bate-papo virtual". Não tem como fugir, o melhor é criar uma boa politica de acesso a estas redes evitando assim que o colaborador interno perca tempo em atividades não relacionadas com suas obrigações. Uma saída interessante é integrar a rede social interna com a(s) rede(s) social(s) externa(s) e com os devidos filtros de conteúdo podem suprir as necessidades psicológicas do colaborador interno com seu vício virtual.

Por, Leonardo Norbiato.
WorkInside Tecnologia - 2009.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O que joãozinho pode nos ensinar?

NO CONFESSIONÁRIO, CHEGA O PEQUENINO JOÃOZINHO E CONFESSA:

- Padre, eu pequei. Fui seduzido por uma mulher casada que se diz séria.
- És tu, Joãozinho?


- Sou, Sr. Padre, sou eu.
- E com quem estivestes tu?


- Padre, eu já disse o meu pecado.... Ela que confesse o dela.

- Olha, mais cedo ou mais tarde eu vou saber, assim é melhor que me
digas agora!...

Foi a Isabel Fonseca? Perguntou o padre
.


- Os meus lábios estão selados, disse Joãozinho.

- A Maria Gomes?


- Por mim, jamais o saberá...

- Ah! A Maria José?


- Não direi nunca!!!

- A Rosa do Carmo?


- Padre, não insista!!!

- Então foi a Catarina da pastelaria, não?


- Padre, isto não faz sentido.

O Padre rói as unhas desesperado e diz-lhe então:
- És um cabeça dura, Joãozinho, mas no fundo do coração admiro a tua
reserva.
Vai rezar vinte Pais-Nossos e dez Ave-Marias... Vai com Deus, meu filho...


Joãozinho sai do confessionário e vai para os bancos da igreja.

O seu amigo Maneco desliza para junto dele e sussurra-lhe:
- E então? Conseguiu a lista?
- Consegui. Tenho cinco nomes de mulheres casadas que dão para todo mundo.

Aprenda:
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, COMEÇA COM A ANÁLISE DO MERCADO!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes é o foco de um bom ServiceDesk, que acaba sendo por muitas vezes o único ponto de contato dos usuários para assuntos associados a aplicações (software) e infra-estrutura (hardware) de T.I. dentro de uma empresa.

Atendemos sua empresa através de alocação mensal de recursos humanos especialistas com o objetivo de gerir os incidentes ocorridos em sua empresa.

Para atendimentos onde não existe uma alocação mensal de um recurso humano, atendemos sua empresa através de nosso ServiceDesk com cobrança pontual, monitorando todos incidentes ocorridos em sua empresa entregando relatórios semanais ou mensais com o status de incidentes e suas soluções.

Também efetuamos caso seja necessário uma pesquisa de atendimento e satisfação do usuário interno ou externo, entregando seus resultados semanalmente ou mensalmente.

Desenvolvimento de Softwares

Atendendo a sua empresa com assessoria em analise de sistemas ou desenvolvendo softwares específicos para atender as suas necessidades.

Um analista de sistemas estará in-loco analisando as necessidades apresentadas e propondo um modelo e uma linguagem que mais se adéqüe aos resultados esperados. Seja qual for a sua necessidade de desenvolvimento o atenderemos, temos experiência em desenvolvimento desde portais intranet até sistemas ERP´s.

Trabalhando com uma metodologia própria baseada nos métodos SCRUM & AGILE aliado ao SOA, propondo um desenvolvimento rápido e escalável. Podendo este ser desenvolvido em sua empresa ou em nossa fabrica de software.

Alinhado com as melhores práticas de desenvolvimento e com as novas tendências desta área entregamos seu projeto seguro e funcionando. Tendo duas modalidades de desenvolvimento, na primeira a sua empresa fica com os fontes dos softwares desenvolvidos em na segunda modalidade o software é entregue funcionando, porem sem os fontes do desenvolvimento.

Mapeamento de Processos

Assessoria no mapeamento dos processos de sua empresa, analisando seus processos de uma forma simples e segura, com profissionais de ponta e experientes.

Utilizando uma metodologia criada baseada nas melhores praticas do mercado e na experiência de nossos profissionais. Gerenciando prazos e responsabilidades, entregamos uma foto de sua empresa e acompanhamos junto ao operacional se as regras e sistemas envolvidos na execução de um processo e seu conjunto de atividades estão sendo realizadas conforme mapeado entregando uma foto sem retoques de toda sua empresa.

O planejamento e documentação de todas as fases do processo de mapeamento de processos, modelagem e documentações serão apresentados em reuniões estratégicas onde todo o material colhido e desenvolvido fica na sua empresa.

Após o mapeamento de processos iniciamos a gestão dos processos, o que pode acontecer através de contrato mensal ou atendimento pontual, gerenciando indicadores de desempenho, monitorando os processos e resultados conforme estratégia de negócio apresentados.

Assessoria em Gestão Tecnológica

Assessoria em gerenciamento e desenvolvimento de soluções complexas e completas que atendam as suas necessidades!
Este é o foco da WorkInside na prestação de serviços de "Assessoria em Gestão Tecnológica"

O ambiente de T.I é o ponto chave e o objetivo é deixá-lo dinâmico para que o mesmo possa acompanhar o crescimento de sua empresa.

Selecionando os investimentos certos, alinhados com os imperativos estratégicos e operacionais de sua empresa, quanto identificado, propondo melhorias voltadas ao meio ambiente, inserindo o conceito de Green I.T (T.I Verde) em seu departamento de T.I.

Treinando os colaboradores de T.I de sua empresa, alocando recursos humanos especialistas quando necessário, sempre maximizando a utilização do seu ambiente tecnológico, visando o aumento de competitividade de sua empresa no mercado nacional e internacional.

Verificando sempre a eficácia da solução de T.I sobre a estratégia de negócios de sua empresa, propondo cenários que se adéqüem a sua estratégia. Disponibilizando meios para que você identifique soluções em seu setor ou departamento de T.I, não simplesmente despesas, identificando pontos fortes, mudando a visão do setor ou departamento para um setor ou departamento que entrega soluções.

Virtualização de aplicativos. O que é? Quais Benefícios?

Virtualização de aplicativos torna possível a execução de um aplicativo independente do sistema operacional cliente, este aplicativo é executado em um servidor com uma solução similar a de virtualização de servidores e desktops, executando inúmeros aplicativos ao mesmo tempo.

Distribua seus aplicativos de forma inteligente e confiável, as aplicações virtualizadas criadas neste processo são independentes do sistema operacional da máquina cliente, isso mesmo controle o acesso aos aplicativos através de sua política de acesso e distribua suas aplicações em seus desktops ou similar de uma forma segura, fácil e ágil.

A virtualização de aplicativos permite que sua empresa opere com muito mais agilidade, pois independente de onde seus escritórios estiverem os seus aplicativos estão sendo distribuídos, entregues e executados. Tudo está sendo executado em seu Data Center.

Proporcione acesso on-line aos dados administrativos cruciais para as tomadas de decisões de sua empresa, verifique também com a WorkInside como é possível tornar seus dados em informações on-line, tornando sua administração muito mais fácil e ágil, desenvolvendo criando os famosos BSC (Balanced ScoreCard) mas em tecnologia Web acesse eles de qualquer lugar, lembre-se, seus aplicativos estão sendo executados em seu Data Center, tudo está centralizado, a informação é obtida instantaneamente, realmente on-line.

Benefícios

Reduz o número de chamados no Help Desk de sua empresa, diminuindo drasticamente o tempo de resolução dos chamados, tendo como brinde a redução dos custos com a manutenção em desktops pois o tempo de resposta para a disponibilização de aplicações aos usuários é muito baixo.

Redução drástica nos custos de instalação individual de software em cada desktop, pois as aplicações não são mais instaladas, apenas executadas, simplificando o processo de upgrade de uma aplicação. Em uma atualização é preciso, apenas, virtualizar a nova versão da aplicação e disponibilizar para os clientes. Isto elimina o esforço e os custos que um upgrade de versão exige em um ambiente clássico, não sendo mais necessário instalar a aplicação em cada um dos desktops do ambiente.

Possibilita o efetivamente que as configurações de segurança do desktop sejam fortes e seguras, pois deixa de ser necessário dar permissões privilegiadas para os usuários utilizarem uma aplicação que exige um determinado tipo de permissão.

Facilita o processo de execução de versões anteriores podendo, até mesmo, rodar aplicações de versões diferentes simultaneamente, no mesmo computador e sistema operacional, sem a preocupação com o conflito de versões.

Possibilita o controle total sobre o número de licenças que rodam no ambiente.

Elimina a preocupação de saber se a aplicação vai funcionar, por exemplo, com uma nova versão de Windows. A virtualização de aplicação garante isso.

Virtualização de Desktops. O que é? Quais Benefícios?

Virtualização de desktops é muito similar ao processo de virtualização de servidores onde se compartilha hardware (servidor), executando inúmeros sistemas operacionais ao mesmo tempo em um mesmo equipamento.

Os desktops virtuais criadas neste processo são independentes com seus sistemas operacionais completos, seguros e totalmente isolados. A virtualização possibilita um único servidor armazenar diversos sistemas operacionais em uso ao mesmo tempo, a quantidade de sistemas operacionais virtualizados depende da capacidade de processamento e memória de seu servidor.

Isto permite que sua empresa opere com muito mais agilidade, pois independente de onde seus escritórios estiver os desktops estão em seu Data Center sendo virtualizados.

A mesma segurança que ganhamos com a virtualização de servidores temos quando virtualizamos desktops. Sendo que os sistemas operacionais desktops se tornam livres se seus hospedeiros quando incluímos um armazenador de arquivos.

Com este processo temos os desktops virtuais em um repositório de dados, seu processamento é efetuado em um servidor físico, caso este servidor físico pare de funcionar por algum motivo, inicia-se um processo automático ou manual para migrar este sistema operacional desktop para um outro servidor físico, tudo isso em questão de minutos ou segundos dependendo da solução aplicada.

Com isso temos um ambiente seguro e de alta disponibilidade mesmo para desktops.

Esta solução difere da entrega de sessões de sistemas operacionais, como o caso de acesso via TS em um sistema operacional Windows. Os desktops virtuais são sistemas operacionais independentes e livres, no caso de acesso de TS ou similares o usuário está acessando uma sessão no sistema provedor, compartilhando o sistema operacional.

Benefícios

Possibilita a utilização de terminais de baixo processamento e baixo consumo em seu escritório, reduzindo custos com: upgrades de desktops, gerenciamento, consumo de energia e espaço físico.

Com o mesmo artifício da virtualização de servidores é possível criar novos desktops em instantes, através de um modelo previamente armazenado totalmente atualizado e com o perfil que for necessário, basta montar sistemas base com os seus diversos modelos para serem utilizados como modelo na distribuição de um novo desktop.

Proporciona alta-disponibilidade, todos os desktops estão em seu Data Center e centralização de dados e informações cruciais de sua empresa, reduzindo drasticamente a retirada de informações empresariais através de dispositivos móveis como um chaveiro USB.

Alto ganho em um processo de "disaster recovery" dos desktops, todos os seus sistemas operacionais são arquivos armazenados em um repositório de dados, a restauração de seu ambiente é efetuadas em horas ou mesmo em minutos.

Contribui na redução do consumo de energia, ajuda na redução da depredação do meio ambiente.
Contribui na redução da emissão de CO2 e, portanto, ajuda na redução do aquecimento global.

Virtualização de Servidores: O que é? Quais Benefícios?

Virtualização de servidores é o processo de compartilhar hardware (servidor), executando inúmeros sistemas operacionais ao mesmo tempo em um mesmo equipamento.
As máquinas virtuais criadas neste processo são independentes com seus sistemas operacionais completos, seguros e totalmente isolados.

A virtualização possibilita um único servidor armazenar diversos sistemas operacionais em uso ao mesmo tempo, a quantidade de sistemas operacionais virtualizados depende da capacidade de processamento e memória de seu servidor.
Isto permite que seu ambiente tecnológico opere com muito mais agilidade, consumo de energia menor e com um custo mais baixo.

Os sistemas operacionais se tornam livres se seus hospedeiros quando incluímos um armazenador de arquivos para prover os discos do sistemas virtualizados, com este processo temos as máquinas virtuais em um repositório de dados e seu processamento no servidor.
Caso este servidor pare de funcionar por alguma motivo, inicia-se um processo automático ou manual para migrar este sistema operacional para um outro servidor que prove a estrutura virtualizada.

Com isso temos um ambiente seguro e de alta disponibilidade, modelo essencial para empresas que dependem de sua estrutura tecnológica.

Benefícios

Possibilita a consolidação de servidores físicos, reduzindo custos com: upgrades de servidores, gerenciamento, consumo de energia, espaço físico e espaço de armazenamento de dados, equipamentos de refrigeração de ar. Reduzindo o número de switches de rede, o número de HBAs e switches SAN, sendo estes um dos vilões em consumo de energia em ambientes médios para robustos.

Chega de esperar, crie novos servidores em instantes, através de um modelo previamente armazenado, e melhor com todos os up-dates instalados. Aumenta o nível de segurança de sua solução.

Proporciona alta-disponibilidade para todos os servidores do ambiente virtualizado, sem a necessidade de qualquer duplicação de hardware ou aquisição de licenças de softwares de espelhamento de sistema operacional ou espelhamento de aplicativos;

Alto ganho em um processo de "disaster recovery" dos servidores, todos os seus sistemas operacionais são arquivos armazenados em um repositório de dados, a restauração de seu ambiente é efetuadas em horas ou mesmo em minutos.

Contribui na redução da emissão de CO2 e, portanto, ajuda na redução do aquecimento global.