Estes são os pontos a serem percebidos ao se deparar com uma solução de virtualização de servidor ou desktop.
Na ultima pesquisa que fiz, as empresas estarão gastando com virtualização até 2012 mais de 54 milhões de reais. Um valor razoavel se tratando de uma solução "nova no mercado", tendo muitos fornecedores concorrentes.
A alguns dias estou desenhando uma solução de disponibilização de desktops como serviço, sob o modelo SaaS para pequenas e médias empresas atendendo os pré-requisitos: custo acessível, rápida implementação e fácil entendimento.
Estas empresas tem necessidade de manter grandes estruturas de equipamentos e software para o seu bom funcionamento o que muitas vezes não é feito porque acaba sendo um custo muito alto com baixo retorno aparente.
Com um ambiente virtualizado os custos de infra-estrutura passam a ser da empresa virtualizadora onde mantém sob contrato alta disponibilidade de recursos bem como backup de serviços, ficando assim muito fácil qualquer empresa aderir este tipo de modelo de trabalho.
O grande ponto é conseguir quebrar a ideia de que o desktop não é algo pessoal e sim uma ferramenta de trabalho que existe para auxiliar os objetos da empresa, hoje muitos tem o seu desktop como uma area pessoal o que acaba não auxiliando os objetivos da empresa. Com o desktop virtualizado as empresas poderão se preocupar com seus objetivos pois estarão com seu pátio de micros legalizados entre outros.
A ideia é nova e o modelo de negócios também, vamos ver onde conseguimos chegar.
Aposto na virtualização de desktops sob modelo SaaS!
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário