segunda-feira, 14 de julho de 2008

Custo Acessível - Rápida implementação - Fácil entendimento

Estes são os pontos a serem percebidos ao se deparar com uma solução de virtualização de servidor ou desktop.

Na ultima pesquisa que fiz, as empresas estarão gastando com virtualização até 2012 mais de 54 milhões de reais. Um valor razoavel se tratando de uma solução "nova no mercado", tendo muitos fornecedores concorrentes.

A alguns dias estou desenhando uma solução de disponibilização de desktops como serviço, sob o modelo SaaS para pequenas e médias empresas atendendo os pré-requisitos: custo acessível, rápida implementação e fácil entendimento.

Estas empresas tem necessidade de manter grandes estruturas de equipamentos e software para o seu bom funcionamento o que muitas vezes não é feito porque acaba sendo um custo muito alto com baixo retorno aparente.

Com um ambiente virtualizado os custos de infra-estrutura passam a ser da empresa virtualizadora onde mantém sob contrato alta disponibilidade de recursos bem como backup de serviços, ficando assim muito fácil qualquer empresa aderir este tipo de modelo de trabalho.

O grande ponto é conseguir quebrar a ideia de que o desktop não é algo pessoal e sim uma ferramenta de trabalho que existe para auxiliar os objetos da empresa, hoje muitos tem o seu desktop como uma area pessoal o que acaba não auxiliando os objetivos da empresa. Com o desktop virtualizado as empresas poderão se preocupar com seus objetivos pois estarão com seu pátio de micros legalizados entre outros.

A ideia é nova e o modelo de negócios também, vamos ver onde conseguimos chegar.

Aposto na virtualização de desktops sob modelo SaaS!

Virtualização de desktops

Final de semana corrido, parei somente agora para postar mais alguma informação sobre o assunto da vez, virtualização de alguma coisa!??

Primeiro vamos discutir sobre virtualização de desktops e tentar definir o que é Virtualização de desktops.
Virtualização de desktop é poder disponibilizar remotamente uma sessão de um sistema operacional em um equipamento que necessariamente não tenha este sistema operacional instalado, sendo ele emulado ou executado em um servidor. Para facilitar o desktop do seu XP não é virtual ele está sendo executado no sistema operacional Windows XP localmente, imagine os usuários do seu XP, quando você entra com a senha correta a sessão daquele usuário é carregada, na solução virtual acontece o mesmo porem você está executando uma sessão em um sistema operacional remoto.

Quando pensamos em virtualização de desktops pensamos em tecnologias novas, lançamentos de uma solução de ponta, entre outros. Porém a virtualização de desktops existe a muito tempo, no windows por exemplo temos a solução Terminal Service.

Terminal Service é uma solução muito utilizada para trabalho home-office, onde existe a necessidade de conexão com o ambiente de trabalho para desenvolver seu papel trabalhista, deixo claro que não é a única opção nem a melhor de todas, mas sim a que temos mais acesso pois é nativa no Windows nas suas ultimas versões, como o Windows é mais comercial vou discutir primeiramente soluções nesta plataforma.

A alguns anos o Terminal Service vem sendo utilizado para suporte remoto e home-office, agora o que vemos é uma nova onda, e vem se destacando com força, prometendo diminuir os gastos com a infra-estrutura de T.I. Esta solução é a virtualizaçao de desktops em equipamentos Thin-Client dentro ou fora do ambiente de trabalho.

Agora qual a melhor solução de virtualização de desktop?
Depende do cenário envolvido na necessidade, por exemplo em um caso conhecido, utilizamos a solução da CITRIX para disponibilizar o ERP nos pontos de vendas da empresa e para o seu escritório utilizamos a solução Microsoft Terminal Service.

No caso dos pontos de vendas foi escolhido a solução CITRIX mais ThinClient por ser uma solução que consome pouco link, uma das únicas no mercado que consome 20 kbps por sessão ativa.

Para o escritório onde a preocupação não é o consumo de link escolhemos a solução Terminal Service.

Ambas soluções são boas, algumas com maior facilidade de gerenciamento outras não.
No próximo post estarei disponibilizando o calculo que utilizei para verificar qual a melhor solução a ser aplicada em diferentes cenários.