Um passo importante para qualquer empresa, modificando a forma de disponibilizar a tecnologia. Para empresas com pontos de vendas remotos espalhados pelo Brasil a Virtualização de Servidores e Desktopsutilizando nas pontas remotas ThinClients como terminal de acesso se consegue um ganho no desempenho da empresa detentora dos pontos de vendas em mais de 30%.
Se destaca o ganho em desempenho do atendimento especializado (ServiceDesk) que chega a 50%, dando ferramentas e formas para conquistarmos uma redução de custos operacionais com um atendimento 50% melhor.
Também se destaca a disponibilidade de dados para os administradores da empresa, onde uma vez que os os dados estão centralizados a forma de disponibilizar relatórios fica mais fácil e inteligente.
Antes era necessário uma grande equipe de atendimento, algumas se deslocando para os pontos de venda, muitas vezes para um atendimento in-loco. Outras vezes em um atendimento remoto utilizando de tecnologias como VNC ou similares que por sua vez em um link com pequena banda se torna uma ferramenta lenta, com a virtualização todos os acessos remotos na realidade estão sendo efetuados dentro da estrutura de rede dos servidores aumentando muito o desempenho do acesso remoto.
Atendemos a todos os problemas em nossa área de atendimento especializado sendo esta área de atendimento é nomeada de departamento de ServiceDesk. Quando um problema ou melhoria é relacionado a software os atendentes conectam na sessão do usuário de forma transparente, buscando a sessão do usuário no servidor de desktops, disponibilizando a solução rapidamente com maior qualidade do que no modelo anterior.
Quando a causa do problema é hardware é enviado a unidade com problemas um ThinClient com as configurações já gravadas onde o supervisor do ponto de venda liga o equipamento e continua com seu dia-a-dia de vendas. Após o processo de "levantamento de ponto de vendas" o supervisor nos envia o equipamento com possíveis defeitos.
Tendo um índice de problemas baixo, 400 ThinClients para 1 com defeito, e este mesmo defeito sendo muitas vezes causado por mal uso ou perda de configuração por descarga elétrica, a solução disponibilizada via ThinClient se faz viável, tenho experiência com os ThinClient's da Wyse e estes indices são baseados nesta experiencia.
Trazendo toda carga, processamento, tratamento de dados para o DataCenter disponibilizando apenas os desktops virtuais para as pontas remotas concentramos a atenção à apenas um ponto, o ambiente tecnológico em si (nomeamos este ambiente de PED - Processamento Eletrônico de Dados).
Virtualizando com sucesso alguns servidores com a tecnologia atual, aproveita-se todo potencial do hardware disponibilizado no mercado, temos uma redução de custos com o consumo de energia do DataCenter, equipamentos nos pontos de vendas e transporte ou deslocamento de técnicos aos pontos remotos sendo que uma vez virtualizados os problemas nas pontas passam a ser relacionado apenas com erros de hardware local.
É possível uma redução de 40% nos custos comparando uma solução virtualizada e uma física, hoje com nossa experiência podemos viabilizar projetos com grande facilidade, pois é necessário apenas um link de 128 kpbs full para atender 4 pontos de vendas em um local.
O grande ganho para nossos clientes é a facilidade em abrir um novo ponto de venda, antigamente era necessário alguns dias hoje conseguimos efetuar todos os procedimentos em menos de uma hora (30 minutos é o necessário para habilitar um novo ponto de vendas em uma estrutura virtual em funcionamento os outros 30 minutos são tarefas administrativas relacionadas ao ERP do Cliente).
Outro ponto muito forte é a facilidade e flexibilidade em gerenciar segurança da informação, podendo ser tratado caso a caso. O acesso virtualizado faz simples a tarefa de liberar ou bloquear o acesso a um dado.
Podemos viabilizar escritórios virtuais a qualquer momento, basta um link entre o DataCenter e o local físico.
Gerenciamos a T.I tendo como modelo o SaaS e Cloud Computing, muitas vezes com a atual facilidade de conexão com a internet conectamos via VPN em nossos sistemas corpotativos e efetuamos a manutenção necessária, algumas vezes quando necessário faço isso de meu Home-Office.
Com a virtualização de desktops e servidores nós nos responsabilizamos pela gestão de T.I de sua empresa, conseguindo acompanhar o crescimento desta demanda no mercado!
Leonardo Norbiato
Denis Nagamachi
Lucas Vasconcelos
Jairo Langer
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Assinar:
Comentários (Atom)